quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Redes: Cabo cruzado, Cabo directo e Cabo invertido.

Apesar da tecnologia Wi-Fi estar cada vez mais fiável e disponível na maioria dos equipamentos, as ligações por cabo continuam a ser fundamentais até porque na maioria dos cenários as redes Wi-Fi são apenas uma extensão das redes por cabo.

Relativamente ao tipo de cabo, dependendo do tipo de ligação, podemos usar um cabo cruzado, cabo directo ou um cabo invertido.


Um cabo de rede é constituído por 8 fios, 4 pares, normalmente entrelaçados. O facto de estarem entrelaçados reduz a interferência electromagnética (crosstalk) entre o par de fios. Cada uma das pontas do cabo tem um conector RJ-45 (ou ISO 8877) macho. Um cabo de rede é categorizado de acordo com a categoria. Actualmente, o que se usa, são cabos UTP Categoria 6.
Cabo directo: um cabo directo faz uso dos pares 2 e 3 ara produzir cabos straight-through(cabo que usa o mesmo esquema de pinos em ambos os lados) podemos usar nas extremidades a norma TIA/EIA T568A ou a norma TIA/EIA T568B, um cabo directo é usado para ligar equipamentos.

Cabo cruzado: Um cabo cruzado  é usado para ligações de Hub para Hub, Computador para Computador, Switch para Switch, ou seja, entre equipamentos da mesma camada segundo o modelo OSI, os cabos cruzados são finalizados com uma das pontas com o esquema T568A e a outra ponta com esquema T568B, os cabos são trocados 1 com 3 e o 2 com o 6 de uma ficha para outra em que cada um deles terá dois para transmissão TX e dois pares para receção RX.
Cabo invertido: Um cabo invertido são terminações invertidas, ou seja, o pino 1 de um conector RJ-45 liga com o pino 8 do outro, o 2 liga ao 7 e o mesmo acontece com os outros. Este tipo de cabo é usado para nos ligarmos  a um router ou switch através da linha de consola.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

"Como cravar cabos RJ45."


Cablagem

Como cravar uma ficha RJ45 a um cabo UTP

Material necessário: Alicate, Cabo UTP e Fichas RJ45.

Alicate



Cabo UTP






Fichas RJ45



Como Proceder:
Cortar um chicote de cabo e retirar a capa exterior do mesmo ficando os pares à mostra:




Colocar os fios do cabo pela ordem certa utilizando uma das duas normas (tenha em atenção as cores dos fios):
 Acertar as pontas com a lâmina de corte do alicate:




 

Enfiar os cabos na ficha RJ45 de modo a que a patilha fique para baixo e o fio, neste caso branco verde, fique à esquerda (pino 1). Fazer pressão e verificar se ficaram bem enfiados.





Enfiar a ficha com os fios no alicate e fazer bastante pressão (mas não até partir).



Por fim, verificar o resultado: as oito peças metálicas devem estar bem cravadas nos fios. Vão notar-se dois altinhos metálicos na posição oposta às mesmas.


Tipos de cabos que se podem fazer:

Normal - Para ligar um computador a um Hub ou Switch. 
Cruzado ou crossoverPara ligar dois computadores diretamente um ao outro.

 
Normal - Para ligar um computador a um Hub ou Switch 

Utilizar a mesma norma nas duas extremidades do cabo.


Cruzado ou crossover – utilizado para ligar dois computadores directamente um ao outro.

Utilizar normas diferentes nas duas extremidades do cabo.




Um cabo cruzado ou cabo crossover é um cabo de rede par trançado que permite ligar computadores pelas respectivas placas de rede sem haver necessidade de utilizar um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.

Para que este cabo funcione é necessário alterar os padrões das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos.
Uma ponta do cabo tem o padrão T568A, e a outra ponta  o padrão T568B.
A única diferença entre as normas TIA-568A e TIA-568B é a da troca dos pares 2 e 3 (laranja e verde). Os fios da cor verde são trocados pelos laranja.

https://youtu.be/iuCrqhytHco

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

 "Workgroup e domínios."

  Um workgroup é um conjunto de computadores que partilham recursos.
  Tipicamente, os workgroups são compostos pelos computadores de uma pequena empresa ou  departamento. Cada computador partilha recursos com os restantes, tendo todos igual  importância. Como cada computador é independente dos restantes, cada um é responsável por gerir a autenticação dos utilizadores. Tal como workgroup, um domínio é uma colecção de computadores que partilham recursos. A principal diferença é que existe um computador em mais responsibilidades atribuídas (servidor). O login do utilizador é feito no domínio e não no computador.
Para termos um workgroup apenas necessitamos que os computadores corram o Windows 95, ou um do género. Pelo contrario para termos um domínio é necessário que pelo menos uma maquina corra o Windows nt server ou 2003
Domínios:
Vantagens
1-     Uma so localização para todas as contas de utilizadores ( as passwords são as mesmas para todas os computadores
2-     Fácil manter
3-     Fácil adicionar utilizadores e computadores
Desvantagens
1-     Requer um Windows server (nt ou 2003)
2-     Difícil de configurar
Workgroups
Vantagens
1.      Funcional para pequenas redes (10 ou menos computadores)
2.      Fácil de configurar
3.      Não é necessário grandes conhecimentos
4.      Não e necessário ter um servidor
Desvantagens
1-     Necessário criar as contas dos utilizadores em cada maquina
2-     Passowords facilmente ficam inconscientes na medida em que é fácil mudar num computador e não mudar nos restantes
3-     Não é fácil o aumento de computadores e de utilizadores.
4-     E necessário mais tempo para adicionar os novos utilizadores.
O Windows nt usa a ideia de domain de forma a efectuar a gestão dos recursos da rede de acordo com os grupos de utilizadores existentes. O utilizador apenas tem de fazer login no domínio para ter acesso a determinados recursos, que podem estar localizados em diferentes servidores.
As redes que usam o Windows nt como servidor podem recorrer aos servidores PDC (primary domain controller) e BDC (backup domain controller, guarda a base de dados com todas as informações sobre acerca dos utilizadores. Um ou mais restantes servidores- backup domain controller- possuem copias dessa base de dados.
Os objectos so podem ser alterados no primary domain controllers pois é la que as informações ficam armazenadas. O bdc possui apenas uma copia desses objectos para que possa autenticar os utilizadores.
O conceito de domínio permite que o utilizador não aceda apenas a recursos de um servidor que apenas são membros da rede.
PDC e BDC  foram substituídos pelo active directory.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Hi bloggerfriends, estive muito tempo ausente, eu sei, mas hoje venho com duas novas novidades.

Workgroup e Domínios. 

Quando falamos de workgroup na informática, falamos sobre computadores que executam sistemas operacionais da Microsoft no mesmo grupo de trabalho que podem compartilhar arquivos, impressoras ou conexões com a Internet, o workgroup contrasta com um domínio na qual os computadores dependem da autenticação centralizada.

Um domínio do Windows é uma forma de rede de computadores na qual todas as contas de usuário, computadores, impressoras e outras entidades de segurança são registadas em um banco de dados central localizado em um ou mais clusters de computadores centrais, conhecidos como controladores de domínio.

Por hoje é tudo, até a próxima!!!!

Redes: Cabo cruzado, Cabo directo e Cabo invertido. Apesar da tecnologia Wi-Fi estar cada vez mais fiável e disponível na maioria dos equ...